Segundo REIS, 1995, a tecnologia é um conceito com mútiplos significados que varia conforme o contexto, podendo ser vista como: artefato, cultura, atividade com determinado objetivo, processo de criação, conhecimento sobre uma técnica e seus respectivos processos, etc.
Assim como a tecnologia, o conceito etmológico de gestão traz diversos sentidos decorrentes da ação de gestar, trazer ou do efeito de gerir, administrar, dirigir, proteger, abrigar ou ainda, produzir, criar, ter consigo, nutrir, manter, mostrar, fazer aparecer, digerir, pôr em ordem, classificar... (Dicionário Houaiss, 2001) Neste sentido, a gestão organizacional torna-se um conceito mais abrangente e dinâmico.
Portanto, a gestão de tecnologia implica compreender e articular as concepções ao processo tanto de gestão quanto de tecnologia. Sua conexão se viabiliza nas práticas escolares com o uso das tecnologias.
Sendo assim, é importante que o gestor seja líder, articulador de mudanças na escola e que perceba nas tecnologias as oportunidades para que a escola possa se desenvolver. É preciso que os profissionais (diretores, coordenadores, professores, funcionários e alunos) capacitem-se para, através da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), tornar seu trabalho mais dinâmico e produtivo, apropriando-se dos artefatos tecnológicos disponíveis em seu espaço escolar, tais como: retroprojetor, data-show, TV, DVD, microsystem, computadores, copiadora, impressora, entre outros.
Enfim, é um desafio que requer o compromisso de busca por parte de toda equipe escolar, atualizar-se sempre junto às tecnologias em uma sociedade em constante mudanças.


Nenhum comentário:
Postar um comentário